SUGESTÕES DE DOCUMENTÁRIOS

Documentários Selecionados

Reflexões sobre o mundo atual ?????

Encontro com Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá

 

Esse documentário produzido pela Caliban Filmes com direção de Sílvio Tendler (2001), retrata parte da obra do geógrafo brasileiro Milton Santos, faz um recorte singular sobre a globalização. As crises econômicas, as divisões da sociedade e do território, o papel da mídia e as revoltas populares são retratados como consequência da globalização desigual em que estamos inseridos atualmente.

ENDGAME - Armadilha Final

 

2009, polêmico documentário do produtor americano Alex Jones que revela com precisão como o banco mundial e as corporações usam e manipulam as informações e que transformaram as guerras assim como tudo, em mais um mero produto para ser consumido. Descubra também qual é a AGENDA que eles seguem.

 

Dividocracia "Χρεοκρατία"

Dividocracia (2011) começa com uma premissa que haverá de ser desconstruída durante seus 74 minutos: a de que é um “documentário sobre a Crise financeira mundial, europeia, grega”. Não, a crise financeira não é mundial, europeia ou grega, mas bancária. O documentário, de produção muito qualificada, é uma das mais novas demonstrações de que a frase “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” torna-se cada vez mais verdadeira. Não que o documentário poupe em iluminação, em qualidade de gravação ou não se dê ao luxo de viajar até onde estão os fatos que deseja mostrar – mas porque se isso até décadas atrás era um sonho distante, hoje se torna mais simples com câmeras de qualidade significativa domésticas e até em celulares.

Servidão Moderna

 

A servidão moderna é um livro e um documentário de 52 minutos produzidos de maneira completamente independente; o livro (e o DVD contido) é distribuído gratuitamente em certos lugares alternativos na França e na América latina. O texto foi escrito na Jamaica em outubro de 2007 e o documentário foi finalizado na Colômbia em maio de 2009. Ele existe nas versões francesa, inglesa e espanhola. O filme foi elaborado a partir de imagens desviadas, essencialmente oriundas de filmes de ficção e de documentários. O objetivo principal deste filme é de por em dia a condição do escravo moderno dentro do sistema totalitário mercante e de evidenciar as formas de mistificação que ocultam esta condição subserviente. Ele foi feito com o único objetivo de atacar de frente a organização dominante do mundo.

ZEITGEIST (o espírito do tempo 1)

Zeitgeist (2007) é uma expressão alemã que poderá ser traduzida como "o espírito do tempo", e é o título de uma série de filmes muito controversa que foi disponibilizado na net, e em versões mais atuais ganhou lançamento mundial. Este é um filme sem fins lucrativos, cuja a ideia é inspirar as pessoas a olharem o mundo à sua volta de uma perspectiva mais crítica, e perceber que nem sempre as coisas são como a maioria da população pensa que são.

Catastroika

(Grécia, 2012, 87min. - Direção: Aris Chatzistefanou, Katerina Kitidi)

O novo documentário da equipa responsável por Dividocracia chama-se Castastroika e faz um relato avassalador sobre o impacte da privatização massiva de bens públicos e sobre toda a ideologia neoliberal que está por detrás. Catastroika denuncia exemplos concretos na Rússia, Chile, Inglaterra, França, Estados Unidos e, obviamente, na Grécia, em sectores como os transportes, a água ou a energia. Produzido através de contribuições do público, conta com o testemunho de nomes como Slavoj Žižek, Naomi Klein, Luis Sepúlveda, Ken Loach, Dean Baker e Aditya Chakrabortyy.

Paraíso ou Esquecimento

 

 

Documentário polêmico que analisa a sociedade moderna e propõem uma utopia de igualdade. Toda a sociedade baseada no dinheiro e no materialismo é uma sociedade falsa.

Nossa sociedade ficará na História como a de menor evolução humana. Temos os cérebros, o conhecimento, a tecnologia e a viabilidade Para criar uma civilização inteiramente nova.

 

Illuminati - O Sistema Controlador

Illuminati (plural do latim illuminatus , "aquele que é iluminado") é a denominação de diversos grupos, alguns históricos outros modernos, reais ou fictícios. Produzido em 2005 o Illuminati tira em registros históricos, filmagens e fotos que leva o observador a uma viagem de descoberta – começa com o assassinato de JFK, pelas profundidades escuras das duas “Guerras” do Golfo, e o traz até a data de hoje com detalhes de como membros da sociedade secreta Skull & Bones projetou as eleições presidenciais de 2000 e 2004 nos EUA. Este documentário leva você a fundo nas florestas do norte da Califórnia com filmagens cortesia de Alex Jones, secretamente filmada, expondo os rituais anuais do Clube de Bohemian que ridiculariza sacrifícios – cerimônias que foram assistidas durante anos por presidentes, Vice-presidentes dos EUA e diretor geral das maiores corporações do mundo.

   
   
   

 

voltar ao início