Brasil quem USA sou EU  *

 

 

 

 

Zeno Soares Crocetti

UNIBEM

 

 

 

 

Ai, que preguiça! Placa indicativa à direita, - bolsões de consumo. Na frente, o espaço do anonimato (cidade). "Que pais é esse?" - Ai, que preguiça!

Avenida Kennedy, 11h5O, um trânsito terrível - Onde está o povo? Quem? Ronny segue impacientemente o fluxo de carros dentro do BMW de seu pai. "Quem for brasileiro, siga-me." Quem? - Nosso herói estava indo buscar sua 'baby' no colégio. "Morre um liberal, mas não morre a liberdade!" - Onde? Não sabia o nome da Rua do Mcdonalds para procurar o telefone e se soubesse como iria localizar a 'baby'?

“E povinho safado” - A vida toda? Ai, que preguiça! Liga o rádio; 'Rock end roll' dos bons!

Mas estava tenso, era preciso dar um 'time’, aciona o 'dial' de um lado para o outro: Frank Zappa, U2, Oásis, Duran Duran,... Ótimo – ‘Éramos felizes e não sabíamos’ - ou ‘Nunca fomos tão felizes’, Olha seu relógio, impacientemente, '0ut-door' novo á direita; Marlboro. Outro sinaleiro, agora já está perto. Ronny ajeita o cordão do seu ‘Nike’, que saco amarrar tênis, amanha mesmo vou comprar um 'dock-side red' antes de ir ao Wall Strett.

Mais uma curva à direita, para sair da Floriano e por pouco não raspa no 'bus'. Lá na frente, ele avista sua 'baby' conversando com uma amiga. Esperando por ele, nem se toca quando Jonny encosta ao seu lado.

- Você sabe com quem está falando? Não, senhor, desculpe-me!

Ela está linda em seu 'short' 'pink', remanescente da 'new wave' do ano passado.

“O cidadão comum do nosso país está pronto a opinar acerca dos latino-americanos, como sendo todos mestiços degenerados, vaidosos, ineptos e incapazes de manter um governo próprio”. (John Adans 1800, político dos EUA).

“Não está longe o dia em que três bandeiras de estrelas e listas (estadunidense) assinalem em locais eqüidistantes a extensão do nosso território; uma no pólo norte, outra no canal do Panamá e a terceira no pólo sul, todo o hemisfério será nosso, já que em virtude de nossa superioridade racial é nosso moralmente.” (William Taft, 1909, presidente dos EUA).

O que é bom para os EU é bom para o Brasil (Juracy Magalhães, Ministro da Justiça do Brasil 64-67).

Eles saem apressados deixando para trás o muro azul, pichado,

 

Brasil quem USA sou EU”.

 

* Publicado no jornal: O Tingüi, nº. 0 ano 1, Curitiba, março/1991, p. 1.

 

Voltar aos Textos                       Voltar ao Topo